Jacques DeMolay

01/07/2010 03:28

 Historiadores modernos acreditam que Jacques DeMolay nasceu em Vitrey, distrito de Haute Saone, França, no ano de 1244. Pouco se sabe de sua família e de sua infância, mas com a idade de 21 anos tornou-se membro da Ordem dos cavaleiros Templários.

Os Templários participaram destemidamente de numerosas Cruzadas e seu nome era símbolo de heroísmo, quando em 1498 Jacques DeMolay foi eleito Grão-Mestre. Era um cargo que o colocava acima de Lordes e Príncipes.
DeMolay assumiu o cargo da Ordem em um momento histórico em que a cristandade enfrentava sérias dificuldades no Oriente. Os pagãos sarracenos haviam derrotado os Cruzados e conquistado a Antióquia, Tripoli, Jerusalém e Acre. Apenas os Cavaleiros Templários e os Hospitalários ficaram livres deste confronto. Os Templários estavam fortemente estabelecidos na Europa e na Bretanha, com suas grades casas, rico patrimônio e ricos tesouros. Seus líderes eram respeitados pelos Príncipes e temidos pelo povo. Era a riqueza e a força dada à Ordem que despertava a cobiça dos inimigos.
Em 1305, Felipe, o Belo, Rei de França, atento ao imenso poder que teria se ele pudesse unir as Ordens dos Templários e Hospitalários, conseguindo um titular controle, procurou agir assim. Sem sucesso em seu arrebatamento de poder, Felipe reconheceu que deveria destruir as Ordens, a fim de impedir qualquer aumento de poder do Sumo Pontificado, pois as Ordens eram ligadas apenas à Igreja.
Passou então a usar a Igreja como instrumento, visto que almejava "prevenir algum abalo à força do papado" e "as Ordens são de responsabilidade da Igreja". Jacques DeMolay, por sua vez, era respeitador das normas religiosas, chegando a ser padrinho do filho mais velho do próprio Felipe, o Belo. No ano de 1307, Felipe estava decidido a colocar em ação todos os seus planos, e tirou proveito do fato que DeMolay estaria na França, em Paris para o velório de uma filha da realeza francesa e que estaria com poucos soldados, hospedado então em um castelo de propriedade dos Templários localizado perto do Castelo de Felipe.
Em 14 de setembro de 1307, Felipe agiu. Pôs em circulação escritos secretos da Ordem provocando a prisão de seus membros. DeMolay, centenas de outros Templários e seus altos Preceptores foram condenados e lançados ao calabouço. Era o começo de sete longos anos de frio, celas úmidas e torturas. Felipe forçou o Papa Clemente a apoiar a condenação de DeMolay e seus companheiros, fazendo com que as propriedades dos Templários fossem transferidas para outras mãos. O Rei tentou compelir DeMolay a trair seus companheiros e revelar todas as suas propriedades e capitais que se encontravam encobertos. Apesar do cavalete e outras torturas, DeMolay recusou-se.
Finalmente, em 18 de março de 1314, uma comissão especial indicada pelo Papa, reuniu-se em Paris para julgar os participantes da Ordem dos Cavaleiros Templários. Entre as evidências que os comissários leram, encontrava-se uma confissão forjada de Jacques DeMolay há seis anos passados. A sentença final para os quatro cavaleiros foi a prisão perpétua. Dois cavaleiros aceitaram a sentença, mas DeMolay e Guy D'Auvergnie negaram tal confissão. De acordo com os costumes legais da época, isso era uma retratação de confissão e punida por morte. A comissão deliberou em adiar para o dia seguinte tal execução. Porém, Felipe não quis adiar nada, ouvindo os resultados da corte sobre o assunto, ordenou a queima dos dois prisioneiros naquela tarde no pelourinho.
Enquanto os sinos da Catedral de Notre Dame badalavam ao ocaso, em 18 de março de 1314, Jacques DeMolay e Guy D'avergnie foram queimados vivos no pelourinho em uma ilha do rio Sena, mas, antes que as chamas os consumassem, Jacques DeMolay lança um anátema: que dentro de um ano haveria uma convocação do Tribunal Divino para se fazer julgar o Rei Felipe, o Papa Clemente V e o cavaleiro Guilherme de Nogaret, responsáveis diretos pela destruição da Ordem:

"NEKAN, ADONAI !!! CHOL-BEGOAL!!! PAPA CLEMENTE... CAVALEIRO GUILHERME DE NOGARET...
REI FELIPE: INTIMO-OS A COMPARECER PERANTE AO TRIBUNAL DE DEUS DENTRO DE UM ANO
PARA RECEBEREM O JUSTO CASTIGO. MALDITOS! MALDITOS! TODOS MALDITOS SEJAM ATÉ A
DÉCIMA TERCEIRA GERAÇÃO DE VOSSAS RAÇAS!!!" (Jacques DeMolay)

O fato é que em menos de um ano todos os três morreram em circunstâncias misteriosas, cumprindo-se, a profecia (ou maldição) lançada.
"Embora o corpo de DeMolay tivesse sucumbido aquela noite, seu espírito e suas virtudes pairam sobre a Ordem DeMolay, cujo nome em sua homenagem viverá eternamente."

 

"A prece dos Cavaleiros Templários"

Deus infinito que lês em nossos corações,
que conheces os nossos pensamentos mais íntimos,
que nos dá o livre arbítrio para que escolhamos
a estrada do bem ou do mal.
Recebe minha prece e ilumina minha alma para que não caia no erro,
para que desagrade a vossa soberana vontade.
Guia-me pelo caminho da virtude e fazei de mim
um ser útil a Humanidade.
Amém 
 

https://www.demolay.org.br

Desenvolvido por: Washington Toledo